Drywall x alvenaria. Saiba como escolher:
No mercado, existem dois tipos de divisórias internas: Drywall (placas em gesso) e alvenaria cerâmica. Mas quais destas é a melhor opção para dividir seus ambientes? Muitos critérios essenciais devem ser avaliados na hora de construir divisórias, tais como: o preço, a resistência dos materiais, o processo de instalação, o isolamento acústico e a diferença estética.
A seguir, saiba como escolher o mais adequado para a sua necessidade, tendo como base a comparação entre as duas opções.
1– O tempo de construção
Quanto à execução das paredes em Drywall, ela é rápida, limpa e ecologicamente correta, pois não gera entulho, é reciclável e tem baixo consumo energético na fabricação de seus componentes. Um dormitório, por exemplo, pode ser construído por dois profissionais em até três dias. Já a construção em alvenaria é muito demorada, levando até vinte dias para a criação de um ambiente. Além disso, a quantidade de resíduos gerados é muito grande e a quantidade de mão de obra para o levantamento das paredes é maior.
2– O acabamento
Nas paredes de Drywall, a superfície não possui irregularidades, pois são feitas com precisão geométrica e dimensional. Na alvenaria, o acabamento requer cuidados especiais, exigindo muita habilidade do profissional encarregado. Caso não seja feita corretamente, a parede apresentará irregularidades. Quanto à resistência, as paredes de alvenaria são capazes de suportar bastante peso, como móveis, peças e eletrônicos fixados em sua estrutura. Com a parede de Drywall não é diferente, pois ela consegue suportar até redes de descanso, desde que seja indicada a quantidade de suporte que você necessita.
3– O isolamento acústico
As paredes Drywall proporcionam um nível de isolamento acústico superior. Ao utilizar duas chapas de gesso em cada lado da parede e incluir a lã mineral em seu interior, o seu desempenho torna-se maior que a parede de alvenaria. No caso desta, o conforto acústico depende da espessura da parede. Para ela obter o mesmo desempenho da Drywall, é necessário construir uma parede com 30 cm de espessura.
4– A manutenção
Os reparos em paredes de Drywall são simples e podem ser feitos em um tempo muito curto. Basta apenas cortar um pequeno pedaço da parede com um serrote de ponta, realizar a manutenção e, com o mesmo pedaço cortado, fechar a abertura. Em seguida, faz o acabamento e uma nova pintura. Na parede de alvenaria, é necessário quebrá-la com marreta, realizar a manutenção, fechar a abertura com massa e aplicar o acabamento, resultando em um tempo mínimo de uma semana.
5– O peso da estrutura
As placas de gesso, por exemplo, pesam cerca de 22kg por metro quadrado, enquanto que as paredes de alvenaria chegam a pesar 120kg. Estas só podem ser construídas onde houver capacidade suficiente para as suportar. Já as paredes de Drywall podem ser instaladas independentemente de vigas, resultando em uma redução de 10% dos gastos. Isso influi diretamente no projeto estrutural e de fundação, reduzindo os custos de movimentação vertical e horizontal na obra. Além disso, paredes em gesso proporcionam um ganho de espaço nos ambientes em que são instaladas.
Conclusão
Ao comparar as duas opções, a alvenaria leva vantagem no custo, que é bem menor que a de Drywall. Porém, ela demanda mais tempo para execução, necessita de mais mão de obra, produz grande quantidade de resíduos e tem um peso total maior. Mas levando em consideração o tempo para a execução de uma parede Drywall, é bastante reduzido e há a necessidade de apenas dois profissionais, além de não gerar resíduos e ter uma maior facilidade para futuras manutenções, evitando assim gastos maiores em uma obra.
E você, já escolheu a melhor solução para a sua obra? Dê a sua opinião!