Como fixar objetos na parede de drywall?
As paredes drywall, embora sejam diferentes das antigas paredes de tijolos e concreto, atendem às exigências técnicas quanto ao seu uso durante sua vida útil. Elas devem atender exigências, tais como possibilitar a fixação e suporte de cargas, como quadros, aparelhos de tv, redes de dormir, bancadas de pias e armários. Existem acessórios específicos para as paredes de drywall, como buchas, reforços e parafusos, que podem ser encontrados em lojas especializadas no sistema. Para alguns objetos, além dos fixadores são precisos também suportes específicos, como mãos francesas, ganchos, cantoneiras e suportes de tv, que ficam encostados do lado de fora da parede. A fixação de objetos pode ser feita de forma direta na chapa, nos perfis de aço ou em reforços colocados nas partes internas das paredes. É preciso observar alguns pontos importantes antes da instalação, por isso preparamos algumas dicas:
• Observe sempre o peso e o tipo de uso do objeto a ser fixado;
• Para a escolha do tipo de acessórios, leve em conta o peso do suporte e do objeto, o uso a que se destina e a possibilidade de receber sobrecarga, como no caso da bancada de cozinha, armários, etc;
• Em paredes próximas a áreas úmidas ou com acabamentos em cerâmica ou azulejos, a modulação dos montantes deve ser no máximo de 400 mm;
• As buchas do tipo basculante e que tenham braço metálico maior que 45 mm não devem ser aplicadas nas paredes com estrutura simples de 48 mm, e sua fixação também não pode ser feita diretamente nos montantes de 48 mm e com estrutura simples de 70 mm que tenham recebido reforços de madeira maciça;
• Quando furar, introduza as buchas e utilize brocas com tamanhos de diâmetro indicados em manuais técnicos ou por especialistas.
• Rebarbas de cartão e gesso devem ser retiradas ou acomodadas para dentro das perfurações, antes da introdução da bucha. Isto facilita a acomodação da bucha na face da parede.
Rente à parede
Objetos fixados rente à parede exercem tensão de cisalhamento, como por exemplo quadros e espelhos. Fique atento ao limite de carga máxima por ponto de uma parede drywall e utilize a bucha adequada.
Afastados da parede
Objetos fixados afastados da parede exercem esforços momentâneos e podem ser fixados em um único ponto ou em dois ou mais pontos, tais como armários e bancadas. A fixação de um armário sobre a chapa, ou na chapa e nos perfis, deve ser feita em três pontos, sendo dois superiores e um inferior, ou de acordo com a recomendação do fabricante da peça. Há peças que, pelo formato, peso ou a carga que precisarão suportar, necessitam de condições especiais para fixação nas paredes drywall. É o caso de armários de cozinha, prateleiras para bibliotecas, bancadas de pias, suportes articulados para televisores, armadores de redes de dormir e dispositivos para pessoas portadoras de necessidades especiais. Estes objetos requerem que sua fixação seja pensada na concepção do projeto, quando se pode prever a necessidade de reforços internos antes da montagem. Se isto não for feito, a instalação posterior vai exigir a abertura das paredes para sua instalação e restauração.
Reforço de madeira maciça ou reconstituída (RMA)
Os reforços internos de uma parede de drywall podem ser feitos no espaço entre os perfis, como peças de madeira maciça ou reconstituída com mínimo de 18 mm de espessura. É recomendado o uso de madeira com tratamento em autoclave.
Reforço tipo metálico (RME)
Outra alternativa é a utilização de chapas de aço galvanizado com uma espessura mínima de 0,95 mm, que são parafusadas nos perfis de aço antes das chapas de drywall.
Reforços de compensado plástico de 600 x 400 mm (RCP)
Esses reforços são produzidos em compensado plastificado com 18 mm de espessura, sendo colocados entre os perfis na horizontal, no espaçamento de 600 mm, ou na vertical, no espaçamento de 400 mm.