Quais os cuidados a se ter com o acabamento em drywall?:
O drywall ganhou o mercado brasileiro. Cada vez mais os setores de decoração de interiores, construção e reforma fazem uso das placas de gesso. Mas esse sistema moderno, vantajoso e flexível necessita de alguns cuidados em relação ao acabamento durante as obras – comerciais ou residenciais. Sem esses cuidados, poderá haver prejuízos em relação à qualidade, durabilidade e aparência. Veja ao que você tem que se ater no acabamento em drywall:
Pintura
A pintura no sistema de drywall exige alguns cuidados prévios para que a qualidade final seja assegurada:
– Antes da aplicação da tinta, as regiões das juntas e parafusos precisam ser lixadas adequadamente, para eliminação de rebarbas e saliências. A melhor maneira de fazer o trabalho é tendo como ferramenta de auxílio um taco de madeira ou suporte plano para a lixa.
– Importantíssimo também o uso de um preparador de superfície. O preparador (ou fundo) auxilia na fixação e gera economia nas demãos de tinta para o alcance da cobertura satisfatória.
Cerâmica
O drywall é um sistema que oferece muita segurança, tanto que sua superfície aceita qualquer revestimento, como azulejos e cerâmica. Mas para que a aplicação desses materiais seja feita de forma a assegurar a qualidade e durabilidade do projeto, é necessário seguir as seguintes recomendações:
– A superfície a ser revestida deve estar livre de qualquer tipo de partícula e sujeira.
– A argamassa para a fixação das peças deve ser do tipo flexível.
– Não é necessário lixar as juntas nem as cabeças dos parafusos.
Laminados (plásticos ou melamínicos)
– As chapas devem ser fixadas preferencialmente na posição horizontal para evitar ondulamentos após a colagem dos laminados, com os montantes fixados, pelo menos, a cada 400 mm.
– Juntas de topo devem ser calafetadas com massa. Deve-se lixar a região para evitar rebarbas ou saliências.
Juntas
As paredes dos sistemas drywall exigem cuidados especiais no acabamento das juntas em ângulo interno ou externo. Esses cuidados estão contidos no Manual de Montagem de Sistemas Drywall.
– Os ângulos externos são os que exigem os maiores cuidados, pois eles são os mais expostos a possíveis impactos. Cantoneiras de proteção e fitas de papel com reforço metálico são essenciais na hora de tratar esse tipo de junta. As cantoneiras devem ser utilizadas em áreas de maior fluxo de pessoas. A aplicação da cantoneira deve ser feita com massa (uma leve camada de cada lado do ângulo). Após eliminar o excesso de material, deve-se cobrir a cantoneira com mais massa e esperar secar por, pelo menos, 24 horas antes de aplicar o acabamento.
– Para o tratamento dos ângulos internos é vital observar a qualidade visual do acabamento. Após aplicar uma camada de massa para tratamento da superfície, deve-se aplicar a fita para juntas sobre a massa com auxílio de uma espátula. A fita deve ser recoberta com uma leve camada de massa. Após a secagem, pode-se finalizar o acabamento com a aplicação de uma ou mais demãos de massa.
É sempre bom lembrar que é preciso contar com a ajuda de profissionais especializados para gerir os processos de construção com drywall. Como as placas têm diferentes especificações, é imprescindível que o trabalho seja realizado por empresa com expertise nesse tipo de serviço.
Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente!