drywall chapa

A crescente adoção do sistema drywall no Brasil e em toda América Latina.

O sistema, já muito difundido em diversos países como Estados Unidos, Austrália e Japão tem ganhado cada vez mais espaço em nosso país.

O processo de construção seca está sendo a escolha número um de muitas empresas, agilizando muito o processo de construção da maneira mais sustentável possível.

Mercado que a cada ano gera mais empregos e profissionais qualificados para o serviço. Sobretudo, pode parecer simples a instalação do drywall, deve-se sempre contratar profissionais competentes e especializados para garantir que o serviço dure por décadas!

Drywall ou Gesso Acartonado, o que é?

Podemos definir drywall como um sistema de construção a seco, onde são utilizados perfis de aço galvanizado como base, lã de vidro para o isolamento e chapas feitas de gesso, com uma fina camada de papelão, chapas que ao serem fixadas nas estruturas de aço galvanizado permitem a construção de paredes, stands, forros, sancas, etc.

Desenvolvida no começo do século 20 nos EUA e muito utilizada lá até hoje, desde os anos 90 nós executamos com maestria aqui no Brasil.

Com esta tecnologia, o gesso acartonado nos permite subir paredes internas (não estruturais) de maneira muito rápida, prática e limpa, não utilizando água em nenhum momento do processo, e com um efetivo reduzido, podendo assim, dois profissionais, construírem um quarto em 3 dias.

Drywall é mais barato do que a alvenaria!

Isso mesmo! Em geral a obra em drywall fica mais em conta do que a em alvenaria e eu vou te explicar o porquê:

Além de, ser até 3 vezes mais rápida a instalação, você necessita de menos mão de obra (porém, qualificada) para executar o serviço, nas obras digamos “tradicionais” o desperdício de material muitas vezes chega em 30% ou até mais, com o drywall, praticamente não há geração de resíduos, assim, sendo o desperdício (dependendo do profissional) quase zero!

Paredes feitas em drywall são resistentes?

Bem como, muitas pessoas acham que as paredes em drywall são frágeis, se partem com facilidade e que não é possível realizar a fixação de itens mobiliários como prateleiras, estantes e televisões, isso é um mito!

Nós não devemos confundir leveza com fragilidade, quase tudo que fixamos em parede de alvenaria nós conseguiremos fixar nas chapas de gesso, mas vamos com calma, é possível, porém, devemos tomar alguns cuidados, existem acessórios específicos para este tipo de parede, como reforços, buchas e parafusos, que podem ser encontrados facilmente em lojas especializadas.

Itens Leves

Isso irá depender do objeto que você escolheu fixar e do peso dele. Itens leves como espelhos, quadros e aparelhos de televisão devem ser fixados com buchas rosqueáveis (também conhecida como bucha parafuso).

Ela se assemelha a um grande parafuso de plástico (conforme imagem), com cerca de 3 cm de comprimento, cada bucha aguenta aproximadamente 15kg.

Itens Pesados

Armários de cozinha, televisões com braços articulados e prateleiras exercem uma força maior, devido ao seu peso e sua distância da parede.

Neste caso o recomendado é o uso da bucha basculante, após furar a parede e girar, ela fica presa atrás da chapa.

Suporta até 10 kg por ponto, 20 kg quando se trata de uma chapa de drywall dupla e 40 kg quando fixada no perfil metálico.

Obs: para itens mais pesados ainda, deve-se fazer o reforço estrutural nos perfis metálicos.

A incrível versatilidade do drywall

Poderíamos escrever um livro com a quantidade de trabalhos que são possíveis com o drywall, listamos dois que são um grande diferencial na sua obra:

Forro em Drywall

Indicado para edifícios residenciais e comerciais por ser um produto leve, os forros em drywall são fáceis de se trabalhar, sustentáveis e não geram entulhos.

Alguns dos seus benefícios são:

  • Isolamento acústico;
  • Isolamento térmico;
  • Variedade no acabamento, liberdade para pinturas, e formatos criativos;
  • Espessura fina, assim, ganhando mais espaço no local;

Sancas em Drywall

Eventualmente conhecida como “sanca moderna”, com o passar dos anos o mercado de gesso acartonado vem se adaptando e  evoluindo, nos trazendo cada vez mais opções para o seu uso – que já deixou de ser somente para paredes há muito tempo.

Por exemplo, as sancas em drywall pré-moldadas ainda na fábrica, com a medida e o formato fornecidos previamente pelo cliente, estão muito em alta em 2022.

Além disso não dão margem para erros de medidas, a instalação é muito rápida e elas chegam prontas ao local de instalação (formato e tamanho), basta o profissional fixá-la no local preestabelecido, sem causar sujeira ou dor de cabeça.

Durabilidade do drywall

Até agora nós vimos que o drywall só nos traz benefícios, mas uma parede de drywall dura tanto quanto uma parede erguida com tijolos?

A Associação Brasileira de Drywall nos informa que as chapas de gesso tem duração indeterminada, contudo, devem ser projetadas conforme as normas técnicas brasileiras.

Os fornecedores de chapas nos oferecem uma garantia mínima de 5 anos, mas podem durar por décadas (não estou exagerando) desde que sejam instaladas corretamente, acompanhadas de um bom projeto e seguindo as boas práticas de conservação.

De acordo com Wagner Castro, membro do departamento técnico da Trevo Drywall, a ABNT NBR 15.575 Edificações Habitacionais: Desempenho exige que os sistemas de vedação vertical interna e externa apresentem vida útil de projeto (VUP) igual ou superior a 40 anos, tal durabilidade está diretamente ligada aos requisitos citados no parágrafo anterior.

Apesar de uma adoção ainda pequena quando comparado com o método de alvenaria, sem sombra de dúvidas o drywall veio para ficar, trazendo cada vez mais benefícios para a sua casa ou sua obra!

Primordialmente nós da R Bassani Drywall, somos um dos pioneiros em trazer este sistema para o Brasil, há mais de 30 anos no mercado fizemos clientes (e amigos) em diversos estados e cidades, sempre unindo a qualidade do produto com a mão de obra especializada. Solicite agora um orçamento conosco e venha fazer parte desta revolução da construção civil!